Laborativo
Co-laborativo é a página da Co-Labora diversa que apresenta projetos relevantes sobre educação , diversidade e desenvolvimento humano. São parcerias que desenvolvemos a partir da expertise de cada ator envolvido (Famílias, Instituições de ensino formais e não formais, Organizações Sociais e Empresas),buscando fortalecer redes de conhecimento e inovação. Confira:
No dia 24 de Outubro aconteceu o evento de lançamento da Rede de Mediadores. A ideia de formar a rede começou a partir da experiência de Juliana Barica Righini e Regiane Silva como mediadoras em projetos com instituições, famílias, organizações sociais e, principalmente, na interação com a pessoa com deficiência intelectual. Essa experiência trouxe perguntas como: O que é mediação para cada ator da rede de apoio da pessoa com deficiência intelectual? Quais são as dimensões da mediação? De que mediação estamos falando? A partir dessas reflexões, ambas iniciaram uma série de formações sobre mediação, construindo uma rede envolvida com a causa e que se dispôs a manter esse diálogo e ampliar relações pautadas no propósito de incentivar pesquisa, produção de conteúdo e disseminação de boas práticas sobre a mediação. O trabalho está só começando e se você tiver interesse em saber mais sobre a proposta, em breve lançaremos o calendário de eventos e de encontros promovidos pela rede.
#Paratodosverem. Imagem com fotos de várias pessoas em uma tela de computador, a maioria sorrindo. Acima da tela com as fotos, o título: Rede de Mediadores escrito em cinza com uma tarja em fundo verde. Abaixo da tarja com o título, o subtítulo: Iniciamos nossa missão e agora você pode fazer parte dela! Fim da descrição.
O Projeto Juntando Pontas interage com a Longevidade, Família e a Sociedade, oferecendo serviços de acompanhantes para idosos em atividades de cultura e lazer. É conveniado ao Governo do Estado de São Paulo por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho do Idoso de São Paulo. Faz parte das ações da Associação Beneficente e Cultural de São Paulo.
A Colabora diversa presta assessoria para o monitoramento dos processos de formação dos Empreendedores do Cuidado Social ( profissionais quer atuam com os idosos), na seleção desses profissionais , bem como na pesquisa sobre as demandas da pessoa idosa e de seus familiares, para que esses serviços sejam oferecidos com qualidade e segurança.
Agora em 2019, a proposta é pensar em como o brincar livre, meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação, possibilita também o relacionamento com pessoas de realidades diferentes, o que por sua vez estimula o desenvolvimento da empatia que só o contato humano pode proporcionar. Vale lembrar que não é necessário ser núcleo da Aliança para participar da SMB.
Trata-se de uma campanha aberta a todos que se sentem chamados por celebrar a importância do brincar livre para a infância. Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação – o importante é que ela seja gratuita. Basta preencher o formulário disponibilizado abaixo – não é necessário aguardar validação da atividade inscrita – e botar a ideia em prática.
A sugestão é que o proponente definia uma atividade que promova a ideia do brincar livre. São inúmeras as opções: parcerias institucionais, brincadeiras, mobilizações reais e virtuais, palestras, debates, produção de material de sensibilização, divulgação dos eventos, cursos de formação e atuação com o poder público e com a sociedade sobre a importância do brincar.
Acesse o link para saber mais: http://aliancapelainfancia.org.br/o-brincar-como-territorio-de-convivencia-das-diferencas-e-tema-da-semana-mundial-do-brincar-2019/
MODELO DE PROJETOS
EM EDUCAÇÃO INTEGRAL
Olha a intervenção realizada hoje na praça Barão de Japurá. Todas as ações foram planejadas pelos alunos do fundamental 2. Além das super idéias como: Feira de adoção de animais, jardinagem e limpeza da praça, os alunos mobilizaram toda a comunidade. Apoiados pelo comércio da região, moradores do bairro, famílias, toda a comunidade escolar e pela subprefeitra do Jabaquara o dia terminou com ótimos resultados! Fruto de ações elaboradas e planejadas pela Organização Social Movimento Futuro e pelo Colégio Janjao &Albuquerque. Quando te perguntarem o que é Educação Integral, só acompanhar o exemplo. Educação além dos muros da escola. Aprender com o mundo, aprender com sentido,aprender junto. A Colabora diversa incentiva práticas voltadas para a Educação Integral e desenvolve parcerias para a elaboração de projetos que contribuem para uma cidade educadora.
Rede Nacional Primeira Infância
Campanha: Criança é prioridade!
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) quer convocar nestas eleições candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos estaduais para que assumam um compromisso público pelos direitos das crianças na primeira infância. Sua ajuda é essencial para o sucesso desta missão!
Espaço Tear
Ciclo de palestras sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual.
O Epaço Tear desenvolve projetos que estimulam a autonomia de crianças e jovens com deficiência intelectual. Esse ano lançou um ciclo de palestras para tratar sobre o desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual. Iniciando pelo processo de estimulação integral , letramento e alfabetização , sexualidade ,até a vida adulta onde os jovens iniciam seu percurso profissional. Nós da Colabora, em parceria com Juliana B. Righini estamos presentes no ciclo para falar sobre experiências em todos esses processos.
Parceria Colabora e Espaço Pipa
Vamos falar sobre educação inclusiva
Em parceria com o Espaço Pipa - Síndrome de Down, lançamos uma formação sobre práticas pedagógicas acessíveis. Mas a nossa pergunta para as participantes foi: " Acessíveis para quem?" Falar sobre educação inclusiva é falar sobre educação. Educação para todos. O Espaço Pipa desenvolve projetos voltados para pessoas com Síndrome de Down, mas o seu foco é buscar na comunidade as ações socioeducativas que incentivem a inclusão social.
Brincando no pé .O brincar livre.
Espaço e território para todas as crianaçs
Um dos momentos do workshop Brincar Acessível lá no Brincando no Pé! Um espaço lindo, repleto de estímulos para pensarmos sobre a inclusão.
O espaço conta com muitos recursos para que as crianças e suas famílias possam criar, compartilhar e brincar de maneira livre e inclusiva.
A Colabora foi conferir esse universo de estímulos que favorece a aprendizagem para todos. Nossa colaboração foi através do Workshop: Brincar Acessível.
#colaboradiversa #brincandonope#educacaoinclusiva #educacao #professores #educadores #familia#inclusao #diversidade #primeirainfancia
Colégio Janjão & Albuquerque e Movimento Futuro Competências socioemocionais com alunos do fundamental 2
O Colégio Janjão & Albuquerque, em parceria com o Movimento Futuro, está desenvolvendo um projeto muito legal! Através de um jogo, em cada encontro, os alunos do fundamental 2 conversam sobre sonhos, ações sociais que podem fazer a diferença para a escola, para o bairro e para a cidade. Criar, elaborar, planejar e executar ideias que podem mudar o mundo. O projeto envolve as competências socioemocionais indicadas no plano da Base Nacional Comum Curricular. A Colabora diversa apoia a parceria, avaliando todos os processos e ações propostas, articulando as ações com toda a equipe do Colégio. Um exemplo foi o Show de Talentos organizado pelos alunos.
Gratidão pelo presente de estar com vocês nessa tarde. Seria injusto não agradecer quem não apareceu na foto. Trabalho em equipe é assim! Só foi possível porque estávamos todos dando o melhor!Mas as grandes estrelas dessa tarde foram eles!
Os alunos queridos , que deram um exemplo de cooperação, união,talento e solidariedade!
#colegiojanjaoealbuquerque #movimentofuturo #colaboradiversa
Parceria com o Instituto Meninos de São Judas Tadeu
Equipe de educadores do CEI Recanto do Pequenino
Estivemos no CEI Recanto do Pequeneino, em um encontro especial com a equipe de educadoras. Nosso objetivo foi levar o diálogo sobre a importância da memória afetiva e da aprendizagem socioemcoional no processo de mediação com as crianças. A partir das experiência pessoais e do modelo de aprendizagem que construímos no decorrer de nossa história, criamos referências de relacionamentos, formas de nos comunicarmos e de compreendermos a experiência das crianças. Uma vivência que falou sobre empatia e respeito entre a equipe e no trabalho com as crianças.
Dia Internacional da Mulher 2018
1º Encontro de Diversidade e Inclusão JLL - Uma manhã incrível com pessoas incríveis. ParabénsThays Toyofuku e toda a equipe da JLL.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a JLL realizou o 1º Encontro de Diversidade e Inclusão. Neste ano, o olhar foi para a transversalidade que envolve a questão de gênero no Brasil, e JLL convidou mulheres inspiradoras que trouxeram a sua representatividade, compartilharam suas experiências e contaram como venceram barreiras.
Foi um prazer poder acompanhar essa trajetória com Thays Toyofuku e ter a certeza do sucesso da proposta!
29 de novembro de 2017
Assembleia de Primavera promove encontros e reflexões sobre atuação da Rede Nacional Primeira Infância
Fotos: Rede Nacional Primeira Infância / Nathália Gregory
Cerca de 70 defensores dos direitos das crianças, de todas as regiões do Brasil, participaram da Assembleia de Primavera da Rede Nacional Primeira Infância, no Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no Museu da República, e fez um grande balanço das atividades da RNPI ao longo dos últimos três anos – período da gestão do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular como secretaria executiva da Rede, além de promover uma reflexão sobre as práticas da RNPI e as ações futuras da Rede.
No encontro, também foi celebrada a despedida do CECIP como secretaria executiva da RNPI e a posse da ANDI – Comunicação e Direitos que assumirá como secretaria executiva em janeiro de 201 – além das trocas de informação e afeto, tão comuns aos encontros presenciais dos integrantes da Rede.
Saiba mais:
Práticas e Desafios da Educação Inclusiva
O projeto tem o apoio financeiro do Carrefour, apoio operacional do Instituto Carrerour e cocriação da Coordenadoria de Educação Especial/CEE da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto.
A Orientação metodológica é de responsabilidade da Amankay, representada pela querida Marta Gil. Ficamos muito honrados em participar do apoio técnico para a redação dos capítulos.
O Projeto visa criar metodologia para fortalecer o processo de inclusão na rede pública de ensino de Ribeirão Preto/ SP e também em outros Municípios, que queiram utilizar a publicação “O Guia do Educador Inclusivo”.
O Guia do Educador Inclusivo”
Esse é o título da publicação, que terá 7 (sete) capítulos, sobre os temas identificados pelos participantes das rodas de conversa.
Os capítulos serão escritos pela equipe do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
Cada capítulo será discutido por um grupo de especialistas em Educação, que darão sugestões sobre o conteúdo.
O texto final será publicado inicialmente no site do Instituto Carrefour e no espaço do Amankay, construído especialmente para o Projeto
Em seguida, estará disponível para download gratuito em sites e blogs interessados.
Cada capítulo será publicado assim que ficar pronto – ou seja, é possível utilizá-lo imediatamente.
Para saber mais sobre o projeto e conhecer os capítulos acesse:
Recursos de acessibilidade digital: http://amankay.org.br/educadorinclusivo/
Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo
Projeto Pequenos Gigantes
Nas imagens: Diretor-Presidente, Felipe Clemente Santos, da Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, da Diretora da Divisão de Educação Especial, Silvana Drago, Rita Alves, gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo e Regiane Silva , Psicopedagoga responsável pela assessoria das etapas do projeto, além de educadores que participaram do Projeto, que receberam um kit com a edição especial da Revista DI e Guia básico para educadores.
Fotos: Lizandra Vieira e Acervo APAE DE SÃO PAULO.
O projeto Pequenos Gigantes , teve como objetivo principal levar reflexão, formação e orientação sobre a educação inclusiva e o papel do educador sobre a identificação de sinais de atenção no desenvolvimento infantil para os Centros de Educação Infantil Conveniados, das treze Diretorias Regionais de Educação do Município de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria da Saúde. Parabéns à APAE de São Paulo e ao Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo por essa ação. O projeto contemplou a publicação de um guia básico para educadores, que trata de orientações sobre a identificação de sinais de atenção no desenvolvimento infantil e a Revista Deficiência Intelectual edição especial que tratou sobre as melhores práticas e o relato de experiência das articuladoras sociais sobre o apoio aos educadores desses Centros. Vale a pena conferir. Tanto o guia como a revista estão disponíveis no site da APAE de São Paulo: www.apaesp.org.br
Dia Internacional da Síndrome de Down:
O Empregador e a Pessoa com Síndrome de Down
Instituto Carpe Diem representa o Brasil na sede da ONU Nova York , no dia Internacional da Síndrome de Down
No dia 21 de Março,aconteceu na Câmara do Conselho de Tutela, Sede das Nações Unidas, Nova Iorque, EUA a 6ª Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down, com o tema: #MyVoiceMyCommunity - Enabling people with Down syndrome to speak up, be heard and influence government policy and action, to be fully included in the community.
Sempre buscando ações inovadoras em relação à Pessoa com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual, o Instituto Carpe Diem foi convidado a apresentar a sua experiência sobre o desenvolvimento de um programa de contratação e retenção de Pessoas com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual para os empregadores brasileiros.
Equipe do Instituto Carpe Diem iniciando os trabalhos na Conferência.
Glória Moreira Salles, Juliana B. Righini e Regiane Silva
Embaixador Carlos Sérgio Cabral Duarte recebendo a equipe do Instituto Carpe Diem na Conferência.
Foram apontados os principais indicadores envolvidos na contratação, as referências sobre as melhores práticas e como elas podem contribuir para aumentar o índice de contratação desse público.
Parabéns ao Instituto Carpe Diem!
emprego apoiado
Palestra ABEOC : O olhar eficiente do empregador para a contratação da Pessoa com Deficiência Intelectual. Uma parceria com o Projeto AME, Carpe Diem e Co-Labora diversa. Paulo Policastri contou sobre sua experiência de vida e sua carreira.
Juliana B Righini e Regiane Silva falaram para os empregadores da área de Feira e Eventos, sobre a importância de um ambiente acessível para a contratação de Pessoas com Deficiência Intelectual .
Diversidade em pauta
A Co-Labora diversa,em parceria com o IOS - Instituto da Oportunidade Social, promoveu um encontro com o comitê de diversidade, para falar sobre os principais aspectos e condições da inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual em ambientes de aprendizagem.
Estratégias, ações e reflexão sobre o cotidiano em sala de aula, pensando sobre a importância de saber conviver em um ambiente diverso.