Histórias que inspiram...
Para inspirar ainda mais quem gosta de Educação e procura atualizar sua visão de mundo, resolvemos incluir algumas mídias inspiradoras. Nosso objetivo é trazer uma reflexão sobre o papel da escola no desenvolvimento da visão crítica e articulada de seus alunos. Quais são as práticas atuais que levam a escola a ser um ambiente motivador e inspirador ? Onde eles possam escolher de forma consciente e assertiva, os caminhos que desejam trilhar para se tornarem pessoas mais conectadas, com propósitos colaborativos e humanistas.
Se você é educador e tem uma história inovadora, contribua com a sua opinião, diga o que pensa sobre esse tema e escreva para : contato@colaboradivesa.com.br
De Criança Para Criança
Já se perguntou como fazer parte das mudanças no modelo de educação que estão acontecendo no mundo inteiro? O que você está fazendo para acompanhar essa nova realidade?
O De Criança Para Criança abrange todas as competências gerais da BNCC dentro da sua metodologia inovadora.
O de Criança para Criança é uma plataforma que visa dar voz às crianças através da sua criatividade. Pela primeira vez e através de um diálogo lúdico e universal, elas poderão ver seus desenhos, exatamente como foram criados, ganharem vida na tela! Reunir crianças dos mais diversos horizontes e transformar seus sentimentos, suas alegrias, seus personagens e o seu mundo, em histórias "De criança para criança”, é o nosso objetivo.
Acesse o site : http://www.decriancaparacrianca.com.br/
Sementes da Educação
"Sementes da Educação" é uma série documental de 13 episódios produzida pela Oz Produtora e selecionado na Chamada Pública do canal Cinebrasil TV. Contemplada com financiamento da linha PRODAV 6 do Fundo Setorial do Audiovisual, a série foca no método desenvolvido por escolas inovadoras. No ar pelo Canal Cinebrasil TV!
Canal Futura: Índio Presente
No Brasil muitas pessoas ainda veem os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. E você? Vê os índios no presente? Produzida em 2017, a série documental Índio Presente visitou dezenas de povos indígenas em diferentes Estados brasileiros para desconstruir, em 13 episódios, os principais estereótipos sobre estes grupos.
Paciência é o antidoto para raiva.
Jetsunma Tenzin Palmo
Jetsunma Tenzin Palmo nasceu em 1943, na Inglaterra. Praticou por 12 anos em retiro em uma caverna no Himalaia. Aluna de Khamtrul Rinpoche, tornou-se a segunda mulher ocidental ordenada no budismo tibetano (escola Drukpa Kagyu) e fundou um monastério de monjas, onde é a responsável hoje em dia, além de oferecer palestras e retiros pelo mundo todo.
Como apoiar o monastério de monjas fundado por Jetsunma: http://tenzinpalmo.com/support/paymen...
Livro "No coração da vida": http://www.lucidaletra.com.br/pd-db3c...
Nunca me sonharam
Publicado em 16 de mai de 2017
Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação.
Direção: Cacau Rhoden
Produzido por: Marcos Nisti, Estela Renner e Luana Lobo
Produção Executiva: Juliana Borges
facebook.com/mariafarinhafilmes
Twitter: @MariaFarinha
Instagram: mariafarinhafilmes
Território do Brincar
O sétimo encontro da série ‘Diálogos do Brincar’, realizado no dia 15 de setembro de 2016, contou com a presença da especialista em Educação e Inclusão, Meire Cavalcante.
Meire iniciou o bate-papo apresentando o conceito de ‘diferença’ como essencial àqueles que pensam a inclusão. Para a especialista, a diferença é intrínseca à condição humana e não pode ser compreendida como estática, mas como algo em constante transformação: “Por estarmos vivos estamos – o tempo todo – sujeitos a transformações. Não somos iguais ao que éramos a segundos atrás. A diferença sempre é um devir”, pontuou Meire.
Partindo desta visão, deixou claro que a deficiência – assim como o gênero, exemplificou– não pode determinar a identidade de uma pessoa. Para ela, as pessoas são dotadas de talentos, de capacidades e de interesses potentes, que precisam ser respeitados e valorizados.; assim, defende que a deficiência é apenas uma entre as tantas características de uma pessoa e, por isso, não deve defini-la: “Antes da deficiência, existe a humanidade da pessoa e isso que deve caracterizá-la”, disse.
Adentrando no universo da infância e do brincar, a especialista foi clara: “Aqueles que pensam no brincar devem pensar em todas as crianças”.
Uma viagem pelo Brasil revelando as iniciativas educacionais mais inspiradoras do país. Este é o documentário Janelas de Inovação.
Cada um de seus 40 episódios, apresentados pela escritora e filósofa Viviane Mosé, mostra como a criatividade e o olhar individualizado podem transformar diferentes realidades e ainda servirem de estímulo para novas experiências de educação.
Janelas de Inovação é um projeto em parceria do Canal Futura e a Fundação Telefônica Vivo e foi produzido e dirigido por jovens que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.
“Este projeto reforça o compromisso de promover o protagonismo de professores, alunos e da comunidade por meio da formação de educadores, criação de conteúdos e conexão entre famílias, comunidade e escola”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Confira: